7 Benefícios da dança para as crianças

ballet
O ballet ajuda a formar crianças livres de preconceitos, desinibidas e mais conscientes de seus corpos

Muita gente acredita que algumas atividades só podem ser realizadas por crianças após uma certa idade.

Já tendo seus benefícios amplamente comprovados em pessoas já na terceira idade, hoje as crianças também são cada vez mais incentivadas à pratica da dança como forma de ajudar em seu desenvolvimento.

Veja a seguir os principais benefícios da dança para as crianças, e descubra se você quer proporcionar tudo isso aos seus filhos ou crianças próximas.

1. Desinibição

A dança é uma ótima para fazer com que crianças até então muito tímidas comecem a se soltar, já que durante a dança a criança é estimulada a deixar de lado seus medos e preconceitos, mantendo-se livre para realizar todos os movimentos.

Essa noção é fundamental para melhorar seu convívio social, além de estimular a criatividade.

2. Formação multicultural

Cada região do país e do mundo tem suas danças típicas, e esse contato com culturas diferentes é essencial para o desenvolvimento de qualquer criança.

O contato com outras culturas desde os primeiros anos possibilita que essa criança cresça sem desenvolver os preconceitos que estão presentes na nossa sociedade quanto a povos e hábitos diferentes dos nossos.

Quando as crianças demonstram desejo real de se desenvolver no mundo dança é possível encontrar escolas em vários países do mundo. Em uma viagem para os Estados Unidos, por exemplo, é possível conhecer algumas das principais escolas de dança do mundo.

3. Desenvolvimento saudável

A criança que prática a dança começa desde cedo a desenvolver uma postura correta.

Os benefícios de se manter o corpo em sua posição correta vão muito além da estética da dança.

Quando a criança desenvolve desde cedo o hábito de se movimentar corretamente, a tendência é que mesmo depois de adulta ela tenha muito menos chances de sofrer com problemas de saúde decorrentes de uma postura inadequada.

4. Atividade cerebral estimulada

O movimento constante do corpo da criança enquanto realiza os movimentos da dança mantém seu cérebro em atividade constante.

Essa atividade regular faz com que o envio de informações ao sistema nervoso central seja mais rápido, melhorando e desenvolvendo a atividade cerebral.

5. Coordenação motora

Através da dança e de seus movimentos, a criança adquiri a consciência do seu corpo.

Além de ajuda-la a realizar os passos específicos da dança com mais agilidade e precisão, essa noção será importante por toda a vida, como na realização de movimentos do dia a dia.

6. Liberdade de movimentos

A dança proporciona à criança explorar movimentos e ritmos dos mais diversos sem a necessidade se preocupar com outras questões normais nessa fase da vida, como vergonha e diferenças com seus colegas.

É uma ótima maneira de a criança se expressar livremente, trabalhando seu corpo de maneira alegre e descontraída.

7. Trabalho em equipe

Os grupos que se formam de maneira totalmente orgânica em uma escola de dança muitas vezes são o primeiro contato que a criança tem com grupos de outras crianças como ela.

Isso cria um senso de pertencimento àquele grupo que faz com a criança aprenda a trabalhar em conjunto com seus colegas.

Esse tipo de habilidade será imprescindível no desenvolvimento da sua personalidade, sendo muito importante tanto no lado pessoal quanto profissional.

Estímulos que a dança oferece às crianças

Além de todos esses benefícios a dança ainda gera muitos estímulos à criança.

Entre esses estímulos podemos destacar:

  • Estímulo tátil;
  • Estímulo cognitivo;
  • Estímulo visual;
  • Estímulo auditivo;
  • Estímulo motor;
  • Estímulo motor.

Todos esses estímulos que a criança recebe enquanto dança são muito importantes para o seu desenvolvimento.

A dança é uma das melhores atividades para ajudar no desenvolvimento da criança.

Além de promover o desenvolvimento de todos os sentidos através de uma grande quantidade de estímulos, a dança ainda pode ajudar a criança a perder a inibição, aprender a trabalhar em equipe e começar a desenvolver sua coordenação motora.

O contato com as mais diversas culturas também contribui para que essas crianças se tornem jovens e adultos livres de qualquer tipo de preconceito.

Você já conhecia os benefícios que a dança pode proporcionar às crianças? Comente aqui em baixo.